Benefícios da Laranja Kinkan para boa forma e saúde

Especialista da área:
atualizado em 20/02/2021

A laranja kinkan, ou Citrus japonica, é uma pequena fruta cítrica comestível, com propriedades que podem trazer diversos benefícios para a saúde. Ela é originária da Ásia, e é cultivada tanto pela sua fruta, quanto para fins ornamentais.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, essa fruta exótica não é apenas saborosa: Ela é rica em vitaminas, minerais, fibras alimentares e antioxidantes, que juntos podem contribuir para a manutenção da saúde e a prevenção de uma série de doenças.

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre essa fruta e seus benefícios para a saúde e a boa forma, além de aprender como incluí-la no seu dia a dia.

Especificações da laranja Kinkan

laranja kinkan

A laranja kinkan é muito parecida com a laranja comum e, quando fresca, é incrivelmente suculenta. Além disso, ela apresenta uma casca comestível bastante doce, que se contrasta com o azedo da parte interna.

É fácil reconhecer a laranja kinkan, uma vez que ela apresenta uma coloração vibrante, geralmente laranja intenso ou amarelo, e um formato ovalado.

Até o momento, são conhecidos quatro tipos dessa laranja, chamados:

  • Nagami kinkan;
  • Marumi kinkan;
  • Meiwa kinkan;
  • Hong Kong Wild.

Benefícios da laranja kinkan

Assim como as outras frutas cítricas, a laranja Kinkan é rica em diversas vitaminas, sendo a principal delas a vitamina C, um excelente antioxidante que apresenta inúmeros benefícios para a saúde.

Mas não é apenas a polpa desta fruta que pode ser consumida: sua casca também é comestível, e é rica em vários nutrientes.

A seguir iremos nos aprofundar em cada um dos benefícios que essa laranja pode trazer para nosso organismo:

1. Melhora a cicatrização de feridas

A vitamina C presente na laranja kinkan participa dos três estágios de cicatrização dos tecidos, que são:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Inflamação;
  • Formação de novo tecido (pele ou mucosa, por exemplo);
  • Remodelação do tecido formado, para se adaptar à parte do corpo que sofreu o ferimento.

Mas é importante lembrar que a cicatrização não depende apenas da vitamina C. A ingestão de proteínas, por exemplo, é fundamental para todo o processo de cura de um ferimento.

2. Ação antioxidante

A laranja kinkan é rica em uma série de antioxidantes, entre eles a luteína e a zeaxantina, além, claro, da vitamina C.

Esses compostos ajudam a combater a ação danosa dos radicais livres, e assim contribuem para a prevenção de certos problemas de saúde, como:

  • Degeneração macular e catarata: Os antioxidantes, em especial a luteína e a zeaxantina, tem uma potente ação protetora contra problemas oculares. Por isso, seu consumo regular é essencial para a prevenção de doenças relacionadas à ação dos radicais livres, como a catarata e a degeneração macular;
  • Inflamações: Outro efeito dos antioxidantes é a regulação do sistema imunológico, auxiliando assim na prevenção de problemas inflamatórios e autoimunes;
  • Câncer: Por evitar a agressão feita pelos radicais livres ao DNA das células, os antioxidantes ajudam a evitar a ocorrência de mutações, que por sua vez, poderiam levar ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Além disso, os antioxidantes desaceleram o envelhecimento celular, que é causado, em grande parte, pelos efeitos do estresse oxidativo.

3. Ajuda a manter a saúde do coração

Os antioxidantes presentes na laranja kinkan ajudam a evitar o acúmulo de placas de gorduras nas artérias, um problema conhecido como aterosclerose.

Além do mais, as fibras alimentares presentes na fruta, em especial em sua casca, contribuem para a diminuição das taxas de colesterol e triglicérides, uma vez que elas regulam a absorção de gorduras e colesterol durante a digestão.

Assim, o consumo da laranja kinkan pode ajudar a combater e prevenir uma série de doenças cardiovasculares.

4. Ajuda a combater a anemia

vitamina C da laranja kinkan
A laranja kinkan é rica em vitamina C

Por ser rica em vitamina C, a laranja kinkan contribui para o tratamento e a prevenção da anemia.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso ocorre porque a vitamina C facilita a absorção do ferro presente em outros alimentos, o que faz dela um ótimo acompanhamento para o feijão, por exemplo.

5. Combate a constipação

Outro benefício da laranja kinkan é a sua capacidade de prevenir e tratar problemas intestinais como a constipação.

Esse efeito se deve à sua grande quantidade de fibras, que ajudam a manter o volume e a hidratação das fezes, e assim mantém o bom funcionamento intestinal.

6. Melhora problemas de garganta

Os frutos e folhas da laranja kinkan podem funcionar como um expectorante natural, aliviando sintomas de gripes e resfriados.

Além disso, as vitaminas presentes nesta laranja contribuem para o bom funcionamento do sistema imune.

7. Pode ajudar a combater a obesidade

Alguns fitonutrientes da laranja kinkan podem ser ótimos aliados na luta contra a obesidade. Esse efeito foi demonstrado em um estudo publicado no periódico PLoS One, realizado com modelos animais.

Nele os pesquisadores descobrirem que o extrato da laranja kinkan reduziu o ganho de peso, os níveis de colesterol LDL e a glicemia.

Assim, mesmo que ainda precisem ser realizados estudos em humanos, a laranja kinkan pode vir a ser um tratamento auxiliar para a obesidade e outras doenças associadas.

8. Reduz o risco de pedras nos rins

Por fim, a laranja kinkan também é rica em ácido cítrico, assim como outros tipos de laranjas e limões.

Esse composto é eliminado na urina, na forma de citrato, o que ajuda a prevenir a formações de cálculos renais, também conhecidos como pedras nos rins.

Como comer?

A laranja Kinkan pode ser consumida de diversas formas:

  • Cristalizada
  • Conserva;
  • Saladas de frutas;
  • Geleias;
  • Compotas;
  • Chutney;
  • Como ingrediente para bolos e tortas.

Como conservar a laranja kinkan?

A laranja kinkan pode ser mantida em temperatura ambiente, mas se o objetivo for aumentar a duração, o ideal é armazená-la em geladeira.

Entretanto, algumas receitas com a laranja kinkan podem ser congeladas, como é o caso da compota. A preparação é bem simples, como você verá a seguir:

Receita de compota de laranja kinkan

compota de laranja kinkan
Compota de laranja kinkan

Ingredientes:

  • 1 kg de laranja kinkan;
  • 500 g de açúcar;
  • Água.

Modo de preparo:

  • Primeiro, limpe, corte e retire as sementes da fruta;
  • Em seguida, coloque em uma panela grande o açúcar e cerca de um litro de água, leve ao fogo e deixe ferver;
  • Depois, mergulhe as frutas nesse xarope e deixe ferver por cerca de 30 minutos, sempre mexendo e acrescentando água quando o xarope ficar muito grosso;
  • Por fim, leve ao congelador em potes herméticos ou em sacos plásticos.
Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar da laranja Kinkan? Já provou esta fruta, em que tipo de refeição? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (46 votos, média 4,33)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

13 comentários em “Benefícios da Laranja Kinkan para boa forma e saúde”

  1. Tenho uma árvore de Kinkan e faço carapinha com a casca fica uma delícia, fica uma casca cristalizada com açúcar, assim posso aproveitar todas as frutas e a polpa fiz um pouco de geleia q fica azedinha tbm é muito gostoso pra comer com torradas

    Responder
  2. Nunca ouvi falar de kinkan, mas vi pés dela em uma feira que fui hoje e me enteresei.Estou achando o máximo os benefícios dela,vou tentar comprar um pé.

    Responder
  3. Bom dia, não conhecia os benefícios da kinkan, o ideal seria consumir quantas frutinhas por dia, ja que pode o exagero pode ter perda de cálcio?

    Responder
  4. Bom dia, eu tenho uma arvore de KINKAN dár muita fruta e amarela tempos diferentes, quero saber ponto de colheita do frutos, lendo sobre kinkan aprendi muitas coisas para o meu saudê MUITO ABRIGOO,

    Responder
  5. Boa tarde!

    Acabei de conhecer e provar a fruta kinkan, gostei do sabor e vendo os benefícios, vou incluir na alimentação.

    Responder