Feira

10 Alimentos Ricos em Antioxidantes

Um antioxidante é qualquer substância que inibe a oxidação de outras moléculas em nosso corpo, protegendo nossas células do efeito dos radicais livres. Reações de oxidação produzem radicais livres que facilitam reações em cadeia. Quando essas reações em cadeia ocorrem nas células do corpo humano, elas os destroem ou danificam muito, algumas vezes chegando a causar câncer e problemas cardíacos. Antioxidantes nos ajudam ao remover esses radicais livres do nosso corpo e assim, são essenciais para a saúde.

Publicidade

Uma variedade de alimentos contêm antioxidantes em quantidades variantes. Alimentos ricos em antioxidantes são informalmente chamados de superalimentos. É importante incluí-los na nossa dieta diária.

A seguir está uma lista de alimentos ricos em antioxidantes.

10. Batata

Sim, esse vegetal onipresente é um dos grandes alimentos ricos em antioxidantes, e assim uma fonte regular para a maioria de nós. Carotenoides e Flavonoides, dois antioxidantes importantes, estão presentes na batata.

A batata russet é a melhor escolha entre todas as variedades no que diz respeito à quantidade de antioxidantes. Uma batata russet cozida contém cerca de 4649 unidades antioxidantes. Entretanto, a quantidade diminui significativamente com o cozimento. Então, para todos os que se interessam em boa forma, não hesite em incluir batatas na sua próxima refeição; ela te dará boa forma de dentro pra fora!

9. Alho

Talvez ele seja o item mais conhecido na cesta de alimentos com valor medicinal. Algumas pessoas adoram o sabor do alho, outras não suportam. Os benefícios ainda existem. Uma das descobertas mais recentes é que o alho aumenta os níveis de antioxidantes no corpo humano além de ter muitas propriedades antioxidantes, também.

Muitos preparos de alho são conhecidos por terem antioxidantes, especialmente o extrato envelhecido de alho. Entretanto, a presença de outro composto no alho, alho cru homogeneizado, causa efeitos contrários em altas doses e causa danos ao coração e aos rins.

Assim, é importante que o alho seja consumido na quantidade certa. Alguns pesquisadores, entretanto, não dão importância às alegações de que o alho tem efeitos negativos e consideram-no um alimento maravilhoso.

8. Vinho Tinto

O vinho tinto é outro item dos alimentos ricos em antioxidantes. Vinho tinto contém flavonoides, fenóis, resveratrol e taninas, que têm propriedades antioxidantes e anticoagulantes, e aumentam o colesterol HDL. O resveratrol é particularmente saudável para o coração ao aumentar o nível de colesterol bom e controlar danos às artérias. Ele também ajuda a prevenir inflamação. Entretanto, o vinho deve ser consumido com moderação, caso contrário os efeitos prejudiciais do álcool podem sobrepujar seus benefícios.

7. Chocolate Amargo

Isso com certeza é uma boa notícia para todos os amantes de chocolate por aí; aproveite seu chocolate amargo favorito e se mantenha saudável ao mesmo tempo. O que pode ser melhor? Pesquisas provaram que chocolate amargo tem mais antioxidantes e mais flavonoides que frutas. Esses flavonoides incluem procianidinas, epicatequinas e catequinas, que são conhecidas por diminuir o risco de doença cardíaca, câncer de pulmão, câncer de próstata, asma e diabetes tipo 2. Ele reduz de forma significante a oxidação de LDL e previne o processo de envelhecimento.

Entretanto, essas propriedades não são encontradas no chocolate branco e ao leite. O leite, na verdade, é conhecido por diminuir a eficácia das propriedades antioxidantes. Então vá em frente e aproveite os chocolates amargos!

6. Frutas

Não era sem razão que sua mãe te fazia comer frutas quando você era mais novo. Frutas certamente são os maiores alimentos ricos antioxidantes por causa de seus benefícios à saúde. A maçã, o alimento saudável mais clichê, é muito eficaz para desacelerar o processo de envelhecimento e manter as células saudáveis devido à grande quantidade de antioxidantes encontradas nela.

Uvas de casca escura são ricas em flavonoides e polifenóis, fazendo delas ótimos alimentos ricos em antioxidantes. Estudos feitos na Universidade da Flórida mostraram que o consumo de extrato de romã aumenta o nível de antioxidantes no sangue em pelo menos 35%.  No caso da romã, beber o suco é considerado uma opção mais saudável do que comer a fruta em si.

5. Soja

A soja e seus produtos são considerados muito benéficos não apenas pela proteína e fibras que eles contêm, mas também por suas propriedades antioxidantes. Eles contêm isoflavonas em grande quantidade, que ajudam a neutralizar os radicais livres em nosso corpo, que caso contrário podem causar inflamação e problemas no coração.

Pesquisadores mostraram que asiáticos, que consomem grandes quantidades de soja em várias formas, têm menos probabilidade de terem ataques cardíacos e problemas cardiovasculares similares comparados aos ocidentais. Eles basicamente funcionam ao aumentar o nível de HDL (colesterol bom) e diminuir o nível de LDL (colesterol ruim). Uma dieta regular com soja diminui de forma significante as chances de problemas de coração.

4. Feijão Vermelho

Feijão vermelho é outro alimento super saudável, com muitos benefícios. Embora todos os tipos de feijão sejam alimentos ricos em antioxidantes, o feijão vermelho é conhecido particularmente por suas propriedades antioxidantes. Ele contém mais antioxidantes do que qualquer outro alimento – meia xícara de feijão vermelho tem 13727 antioxidantes.

Os flavonoides encontrados no feijão vermelho são melhores contra doenças cardíacas e crescimento de células cancerígenas. Ele é uma fonte rica em fibras, também, e deve ser consumido regularmente. Então, da próxima vez que for comer, coloque uma boa porção de feijão vermelho no seu prato.

3. Chá Verde

Chá é, talvez, a bebida mais consumida no mundo, atrás apenas da água. Além do sabor e estímulo que ele oferece, o chá tem muitos benefícios, também. Tanto o chá verde quanto o preto são alimentos ricos em antioxidantes, embora o chá verde contenha mais antioxidantes por não ser fermentado.

O chá verde é conhecido por combater e prevenir muitas formas de câncer, arteriosclerose, diabetes, problemas intestinais e doenças hepáticas. As propriedades do chá verde se devem principalmente aos polifenóis encontrados nele, e o fato de que a China e Japão, os países que mais bebem chá no mundo, não são expostos a muitos tipos de câncer e têm menos problemas cardíacos, verifica esse fato.

2. Tomate

O tomate contém muitos antioxidantes. Ele contém vitamina A, vitamina C e o antioxidante mais poderoso, licopeno. As pessoas que consomem tomates ricos em licopeno regularmente têm 30% menos chance de desenvolver problemas cardíacos e também têm menos chance de câncer de próstata. Esse licopeno é melhor absorvido pelo corpo quando cozido.

Assim, ketchup, sopas e molhos são melhores para a saúde do que os tomates crus. Embora todas as variedades de tomate sejam ricas em antioxidantes, os tomates laranja são particularmente cheios de antioxidantes que nosso corpo pode absorver mais facilmente.

1. Frutas Vermelhas

Além de serem deliciosas, as frutas vermelhas são outros alimentos ricos em antioxidantes. Os principais antioxidantes encontrados nas frutas vermelhas são vitamina C, quercetina e antocianina, essenciais para a saúde. Na verdade, estudos provaram que apenas uma xícara de frutas vermelhas oferece todos os antioxidantes que precisamos em um dia.

Mirtilo, cranberry, amora, morango, framboesa – todas contêm grandes quantidades. Entretanto, o mirtilo selvagem, não cultivado, contém a maior quantidade de antioxidantes essenciais (13427 antioxidantes) e deve ser mais consumido. Elas são ricas em fibras e com poucas calorias e podem servir como o lanche perfeito entre refeições. Adicione algumas frutas vermelhas ao seu café da manhã e colha os benefícios.

Além dos mencionados acima, há muitos outros alimentos ricos em antioxidantes. Damasco, cenoura, abóbora, pimenta verde, couve, manga, aipo, nectarina, pêssego, brócolis, espinafre e mamão papaia são alguns exemplos. Tente incluí-los na sua dieta para melhorar sua imunidade e combater infecções.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você costuma consumir estes alimentos ricos em antioxidantes? Qual deles é o seu preferido, e qual você precisa introduzir mais em sua dieta? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*