14 alimentos para desintoxicar o fígado

Especialista da área:
atualizado em 08/04/2021

O fígado é um órgão muito importante, é responsável pela limpeza do organismo, por armazenar glicose e por produzir proteínas. No entanto, alguns hábitos do dia a dia podem prejudicá-lo. Por isso, vamos mostrar quais são os melhores alimentos para desintoxicar este órgão tão importante.

  Continua Depois da Publicidade  

Alimentos processados e fritos, poluição, estresse e excesso de medicamentos podem sobrecarregar o fígado, impedindo-o assim de realizar as suas funções corretamente. No entanto, há muitos alimentos capazes de estimular a habilidade natural desse órgão de eliminar resíduos tóxicos do corpo.

Confira agora quais são os alimentos para desintoxicar o fígado e passe a consumi-los no seu dia a dia. Além disso, veja também essa dieta para melhorar o funcionamento do órgão, que você pode fazer pelo menos uma vez por ano.

1. Alho

alhos

Apenas uma pequena quantidade desse alimento pode ativar enzimas do fígado que ajudam o corpo a eliminar as toxinas. O alho também tem grandes quantidades de alicina e selênio, dois compostos naturais que ajudam na limpeza do fígado.

Além disso, esse alimento ainda ajuda a melhorar o funcionamento do sistema imunológico, a reduzir a pressão arterial e a equilibrar os níveis de colesterol.

Conheça todos os benefícios do alho.

2. Toranja

Alimentos Para Desintoxicar o Fígado Toranja

Rica em vitamina C e antioxidantes, a toranja aumenta os processos naturais de limpeza do fígado. Um pequeno corpo de suco de toranja fresco irá ajudar a aumentar a produção de enzimas desintoxicantes do fígado, que ajudam a eliminar as toxinas.

3. Beterraba e cenoura

cenoura e beterraba

Esses dois vegetais são extremamente ricos em flavonoides e betacaroteno, que contribuem para o bom funcionamento do fígado.

Além disso, a beterraba e a cenoura também são ricas em outras vitaminas e minerais que são muito importantes para o bom funcionamento do organismo.

4. Chá verde

chá verde

Essa bebida é cheia de antioxidantes conhecidos como catequinas, compostos contribuem para o bom funcionamento do fígado.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso o chá verde também tem ação termogênica, ou seja, ele acelera o metabolismo e contribui para o processo de emagrecimento. No entanto, se você tem dificuldade para dormir não consuma esse chá à noite, pois ele tem cafeína.

Conheça todos os benefícios do chá verde.

5. Vegetais de folhas verdes

espinafre

As folhas verdes são extremamente ricas em clorofila, que ajuda a retirar as toxinas do sangue, a neutralizar metais pesados, químicos e pesticidas, auxiliando, dessa forma, na proteção do fígado. Além disso, esses alimentos estimulam a criação e a circulação de bile, substância importante para o processo de digestão.

Tente incorporar folhas verdes como rúcula, folhas de dente-de-leão, espinafre, folhas de mostarda e chicória à sua dieta. Você pode comer esses vegetais crus, cozidos ou em sucos e chás.

6. Abacate

abacate para desintoxicar o fígado

Esse é outro alimento para desintoxicar o fígado. É rico em nutrientes que ajudam o corpo a produzir glutationa, um composto necessário para que o fígado elimine toxinas prejudiciais. Além disso, o abacate acelera o metabolismo e contribui para a saúde da pele.

Conheça todos os benefícios do abacate.

7. Maçã

maçã

A maçã fornece algumas das substâncias necessárias para que o corpo limpe e elimine toxinas do trato digestivo, como a pectina. Além disso, essa fruta ainda ajuda o fígado a lidar com as toxinas durante o processo de limpeza do organismo.

A maçã também é rica em vitaminas, minerais, antioxidantes e em fibras. Conheça todos os benefícios da maçã.

  Continua Depois da Publicidade  

8. Azeite de oliva

Alimentos Para Desintoxicar o Fígado- azeite de oliva

O azeite de oliva orgânico é ótimo para o fígado, quando usado com moderação, já que ele ajuda o corpo a limpar as toxinas prejudiciais. Dessa forma, ele alivia um pouco o trabalho do fígado.

Além disso, o azeite de oliva é rico em gorduras boas e em antioxidantes. Você pode usá-lo para temperar saladas e para cozinhar. Conheça todos os benefícios do azeite de oliva.

9. Grãos alternativos

trigo sarraceno, milhete e quinoa

Pessoas com sensibilidade ao glúten ou celíacas possuem mais problemas no fígado, segundo um estudo no qual pesquisadores descobriram que quem não pode consumir glúten costuma apresentar desequilíbrio na quantidade de enzimas no fígado.

Se você tem algum problema com glúten, é importante que você substitua a farinha de trigo por grãos alternativos, como quinoa, milhete, e trigo sarraceno. Além disso, os grãos que contêm glúten possuem mais toxinas do que aqueles que são livres desse composto.

10. Vegetais crucíferos

Vegetais Crucíferos

Brócolis e couve-flor são ricos em glucosinolato, um aminoácido que ajuda a aumentar a produção de enzimas no fígado. Essas enzimas naturais ajudam a eliminar toxinas do corpo, o que pode diminuir riscos de câncer.

Além disso, esses vegetais crucíferos são ricos em vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. E eles ainda apresentam uma boa quantidade de fibras, que geram uma sensação de saciedade, contribuindo assim para o controle de apetite e, consequentemente, para a perda de peso.

11. Limão e lima

cesta de limões

Essas frutas cítricas contêm grandes quantidades de vitamina C, que ajuda o corpo a transformar toxinas em substâncias que podem ser absorvidas por água, contribuindo, assim, para o funcionamento do fígado.

Sendo assim, beba um suco de limão ou de lima frescos de manhã, para estimular o seu fígado.

12. Nozes

nozes

Com grandes quantidades de arginina, as nozes ajudam o fígado a eliminar amônia, uma toxina. Além disso, as nozes também são ricas em glutationa e ômega 3, substâncias que ajudam o fígado a realizar as suas funções.

No entanto, certifique-se de mastigar bem as nozes antes de engolir, para que elas possam ser digeridas sem problemas pelo organismo.

Conheça todos os benefícios das nozes.

13. Repolho

repolho

Como o brócolis e couve-flor, o repolho também é um alimento para desintoxicar o fígado. Ele ajuda a estimular a ativação de enzimas desintoxicantes essenciais que ajudam o órgão a eliminar toxinas.

Além disso, o repolho ajuda a prevenir o câncer, fortalece o sistema imunológico e protege o sistema digestivo. Sendo assim, tente comer mais pratos com repolho no seu dia a dia.

Conheça todos os benefícios do repolho.

14. Açafrão

açafrão

Esse é o tempero favorito do fígado. Tente adicionar um pouco desse desintoxicante natural às suas receitas, para melhorar o funcionamento do órgão.

Além disso, o açafrão auxilia no processo de perda de peso e na prevenção de câncer e de doenças cardiovasculares.

Dicas para fazer uma limpeza do fígado

Além dos alimentos listado acima, ainda há outros que auxiliam no bom funcionamento do fígado, são eles:

Vídeos do especialista

Veja nos vídeos abaixo a nutricionista explicar sobre outros alimentos e bebidas boas para o fígado.

Fontes e referências adicionais

E você, conhece outros alimentos para desintoxicar o fígado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (96 votos, média: 4,16 de 5)
Loading...

Sobre Dr. Lucio Pacheco

Dr. Lucio Pacheco é Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral - CRM 597798 RJ/ CBCD. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994. Em 1996 fez um curso de aperfeiçoamento no Hospital Paul Brousse, da Universidade de Paris-Sud, um dos mais especializados na área de transplantes na Europa. Concluiu o mestrado em Medicina (Cirurgia Geral) em 2000 e o Doutorado em Medicina (Clinica Médica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2010. Dr. Lucio Pacheco é um profundo estudioso na área de doença hepática e escreveu dezenas de livros e artigos sobre transplante de fígado. Atualmente é médico-cirurgião, chefe da equipe de transplante hepático do Hospital Copa Star, Hospital Quinta D´Or e do Hospital Copa D´Or. Além disso é diretor médico do Instituto de Transplantes. Suas áreas de atuação principais são: cirurgia geral, oncologia cirúrgica, hepatologia, e transplante de fígado. Dr. Lucio é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos e diversos. Para mais informações, entre em contato com ele.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

50 comentários em “14 alimentos para desintoxicar o fígado”

  1. Boldo, Caferana, Caninha do Brejo… Tudo que é amargo ajuda… Suco de Limão também é bom (puro). Ano passado tive intoxicação no fígado ao ponto de ficar com manchas vermelhas e ressecamentos na pele, coceiras intensas, aftas/estomatites, e outros e a causa foi o uso (overdose) de remédios para dores. Torsilax foi um deles. Evite remédios que contenham “Diclofenaco”, um grande vilão das intoxicações no fígado.

  2. Minha cabeça doe dia sim dia não, como se fosse enxaqueca,minha boca fica amarga, não posso beber nada de álcool, e tomo naratriptana pra essas dores. Seria fígado? Esses sintomas?

  3. FIQUEI SURPRESA POR NÃO CITAREM A JURUBEBA PARA LIMPAR O FÍGADO.
    CONHEÇO SUA FAMA DESDE Q UEE U ERA CRIANÇA.
    JURUBEBA FRUTO. REFOGADA OU EM COZIDA E CONSERVADA NO VINAGRE.

  4. a soja de maçã foi citada pelo sr. francisco alves. eu gostaria de saber que produto é esse. obrigada.

    • Maria, acho que ele se referiu ao suco ades de soja e maçã, aquele de caixinha de supermercado. Como tem soja em grão aqui em casa, vou deixa -lo de molho a noite toda, bate -lo de manhã no litificador e coar, assim terei o leite de soja natural. Vou adicionar a maçã e o maxixe.
      Tentarei por aqui e tentarei voltar para contar os resultados.
      ao Francisco Alves, obrigado por compartilhar tal receita.
      Abraço á todos

    • Eu estava c gordura no figado, minha médica do convenio me passou o Xenical, o generico dele é Orlistate, e funcionou, vi o qanto de óleo eliminei, realmente tira toda a gorfura do corpo e o remefio não é tao caro, pois o resultado é excelente.Qandp tomar fiqem em casa p ver a reação do seu corpo qanto a gordura. Não tem efeito colateral pq so elemina gordura. Espero de vcs fiqem bem.

  5. Fiz uns exames e meu médico disse que meu fígado estava intoxicado, possivelmente por misturas de medicamentos. Ele mandou eu parar de tomar os medicamentos da farmácia (por necessidade emergencial) e recomendou tomar remédios naturais e caseiros, como Boldo, Caninha do brejo, etc. Comecei a tomar o Boldo e o Melão de São Caetano (suco da folha). Ao retornar ao médico ele pediu novamente os exames de sangue para ver como estava a situação do fígado e como resultado, havia melhorado 50% (em 3 a 4 dias de uso dos sucos das ervas citadas). Continuo usando diariamente , por recomendação do médico.

  6. Boa tarde !minha mãe está com dengue, as plaquetas dela estão baixas e acabou afetando o fígado dela fígado não sei se é por isso que a barriga dela está mt Grande (Grande msm ).quais são os alimentos que ajudam a desinchar o figado e subir ás plaquetas ?

  7. sou atleta de futebol e musculaçao,uso por quase 15 anos suplementos e nao tenho vergonha em dizer que usei deca e durateston ,nunca fiz ciclo mas usava para ter rendimento desde meus 17 anos,resolvi fazer exame completo e tudo deu ok ate que nos exames a bilirrubinas deu alteraçao total 2,2 indireta deu 2,1 e a fosfatase deu 202 u/l, o que eu faço estou totalmente desnorteado,o dr do postinho pediu para fazer ultrasson.

    • relaxa cara, eu tbm usava durateston e suplementos alimentares… tive uma alteração das enzimas hepáticas em 6011, sendo que o limite é 55, essa alteração que vc teve é fichinha perto do que eu tive, hj já fazem dois meses que sai da internação, tive que parar com tudo, nem treinando estou, perdi 6 kg, minha dica é que vc de um tempo com tudo e procure um hepatologista.

      • Seria a Gama? Que deu esse valor?
        A minha deu 153 e estou apavorada.
        O médico mandou eu ficar 3 meses sem ingerir álcool.
        Sendo que adoro uma cervejinha ..RS
        Mas estou seguindo firme.
        O que me incomoda é um gosto de ferro que sinto na boca.
        Principalmente a noite.
        Vc sentia ?

  8. Agradeço a orientação de alimentação para meu problema de figado gordo.

    Fiquei bastante esclarecida

    Atenciosamente,

    Manuela Gonçalves

  9. Fiz uma ultra som e o médico me falou que eu estava com gordura no fígado.

    Li e vi e eu tenho todos os citomas e horrível , vou tentar fazer a dieta e gostaria de receber dicas ?

  10. Por exemplo, tomar 10 copo com água e tomar em pequenos gole uma vez por mês. tudo isto ajudará desintoxicar e também fortalecer-lo.Grande abraço !!!

  11. BOA TARDE. ESTOU COM PROBLEMAS MUITO SERIO NO MEU FIGADO DE GRAU 2 E TAMBEM COLESTEROL ALTO DEU 297 SÓ POSSO COMPRAR O QUE MEU DINHEIRO DAR NO MOMENTO MIM ENCONTRO DESEMPREGADA.

  12. Em relação ao seu figueiredo determinada pessoa estava com esteatose hepática e um médico patologista recomendou que ela comesse suco de soja de maçã com dois maxixes 2 vezes ao dia. Da seguinte maneira: colocar 2 maxixes lavados sem cabinho, no congelador por pelo menos 6 horas. Bater esses maxixes com a soja de maçã e fizesse isso 2 vezes ao dia – copo tipo geléia. A pessoa melhorou e por fim de 30 dias ao fazer nova ultrassonografia descobriu que as gorduras que circundavam o fígado havia desaparecido. Espero que tenha ajudado. Obs.: não adianta comer frutas, vegetais e comidas ácidas que só pioram e cortam o efeito da soja de maçã com maxixe. Abraços. Francisco Alves

    • Eu quero receber os alimentos bom para lipar o fígado natural o médico disse que tô com um pouquinho de gordura no fígado